Apresentação do Curso

28 ABR
a
29 ABR

SISTEMAS APLICADOS NA EDUCAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC


SEDE DA FAMURS - RUA MARCÍLIO DIAS 574 - BAIRRO MENINO DEUS - PORTO ALEGRE/RS Das 9h às 12h e das 13h30 às 17h
Carga horária: 14h/a (dois dias)
Investimento: R$ 399,00 para Prefeituras - R$ 599,00 para Outros

PÚBLICO ALVO: 
Secretários Municipais de Educação, Assessores e Coordenadores Pedagógicos 

OBJETIVO:
Proporcionar a todos os gestores da educação, o uso adequado dos sistemas federais usados na educação, como ferramenta de gestão.

OBSERVAÇÃO:
Todo o curso será desenvolvido através do uso do sistema demonstrando na prática a execução dos programas.

Programação
Primeiro Dia: O bom uso dos sistemas federais aplicados na educação
Profº Ms Diego Lutz

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1.	SIMEC (PAR) - O Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação é um portal operacional e de gestão do MEC, que trata do orçamento e monitoramento das propostas on-line do governo federal na área da educação. É no Simec que os gestores verificam o andamento dos Planos de Ações Articuladas em suas cidades.

2.	PDDE INTERATIVO é a ferramenta de planejamento da gestão escolar disponível para todas as escolas públicas. Ele foi desenvolvido pelo Ministério da Educação em parceria com as secretarias estaduais e municipais e sua principal características é a natureza auto instrucional e interativa de cada tela.

3.	SIGPC - O Sistema de Gestão de Prestação de Contas  é uma solução tecnológica criada para automatizar as etapas do dever constitucional de prestar contas, perpassando pela constatação da obrigatoriedade de prestar contas, inserção dos dados da execução técnica e financeira pelas Entidades Executoras, verificação das informações do controle social, análise das informações prestadas, adoção das medidas de exceção, quando cabíveis, e inclusões de informações encaminhadas pelos órgãos de controle.

4.	SIGECON – O Sistema de Gestão de Conselhos visa contemplar todos os procedimentos necessários para que os Conselhos de Alimentação Escolar – CAE possam efetuar seu parecer conclusivo sobre a Prestação de Contas de suas Entidades Executoras. No sistema, poderão ser acessados os dados apresentados pelos gestores no Sistema de Gestão de Prestação de Contas (SIGPC).


Segundo Dia - Práticas de Implementação da BNCC 
 Profª Marlea Ramos
	 A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Referencial Curricular Gaúcho – RCG e o Documento Norteador de cada território é estruturado a partir das competências, conhecimentos e habilidades que devem ser desenvolvidas na educação básica. É preciso pensar competências e habilidades como processos de construção do conhecimento para que as habilidades sejam desenvolvidas na busca das competências. Este ano será decisivo para alinhar todos os documentos oficiais, seus termos e pressupostos e as principais inovações propostas pela Base, em especial o desenvolvimento integral considerando todas as 10 competências gerais, a organização das etapas e as novas abordagens dos componentes curriculares nas áreas de conhecimento.  Pensar a formação continuada dos professores de modo a atender os desafios constantes para garantir a aprendizagem e o sucesso escolar deve fazer da agenda de cada Secretaria Municipal de Educação, no sentido de fortalecer a Educação Pública como possibilidade de garantir às crianças, jovens e adultos sua formação integral, a construção do conhecimento e o exercício da cidadania.