Apresentação do Curso

11 SET

CURSO EAD: AÇÕES DO CONSELHO TUTELAR EM TEMPOS DE PANDEMIA (COVID-19)


EAD - Ensino a Distância, no local escolhido pelo participante. Das 9h às 12h e das 14h às 17h
Dia: 11 de setembro de 2020
Carga Horária: 6h/a
Investimento: para prefeituras (por alunos) R$ 219,00, para outros (por alunos) R$329,00

HORÁRIO DO CURSO
Manhã: Das 9h às 12h (INTERVALO das 10h às 10h15)
Tarde: Das 14h às 17h (INTERVALO das 15h às 15h15)

Objetivo:  Qualificar os Conselheiros Tutelares dos Direitos da Criança e do Adolescente, para o exercício de suas funções, especialmente nesse momento de Pandemia por conta do COVID-19.

Justificativa: Em virtude de estarmos iniciando um mandato dos conselheiros municipais tutelares, e a necessidade de qualificação especifica para esses novos conselheiros é emergente, somando-se a pandemia instaurada pelo COVID 19, que colocou as famílias brasileiras em isolamento, situação essa que impõe uma maior interação familiar podendo gerar em muitos casos situações de violência, por inúmeras circunstancias, entendemos que é fundamental ter um espaço de discussão, trocas e orientação dos Conselheiros Tutelares frente a esse momento histórico,  buscando ações  mais efetivas e eficientes para garantir a proteção integral das crianças e adolescentes.

Público Alvo: Conselheiros Tutelares e Conselheiros Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente.


Conteúdo: 
•	Atribuições, orientações e recomendações quanto ao atendimento de crianças e de adolescentes inseridos em serviços de acolhimento institucional ou familiar, no período de pandemia da Covid-19.
•	A atuação e formas de proteção dos conselheiros tutelares nesse momento de pandemia, o que pode ser feito a distancia e as necessidades de atendimentos e acompanhamentos presenciais.
•	Desafios para a intervenção interdisciplinar e intersetorial dos conselhos tutelares na garantia dos direitos 
?	Papel e competências do Conselho Tutelar; 
?	Atuação dos conselheiros diante dos desafios contemporâneos na área da infância e juventude: expressões da questão social; 
?	O Conselho Tutelar no Sistema de Garantia de Direitos;
?	Instalação do Conselho Tutelar: funcionamento, composição, regimento, autonomia, organização administrativa; 
?	A função de Conselheiro: remuneração, direitos, recondução, capacitação, perda do mandato. 
•	Rotinas de intervenção dos conselheiros tutelares 
?	Habilidades: escuta, orientação, mediação, articulação com os serviços, trabalho em equipe; 
?	Ética e postura profissional dos conselheiros tutelares: nas entrevistas (abordagens), o sigilo, a abordagem com outros atores do SGD, a abordagem na comunidade; 
•	Registro de atividades e padronização de procedimentos de comunicação institucional: elaboração de relatórios, cuidados com a documentação e precisão das informações; manual de redação oficial e correspondências formais

Ministrante: Tânia Mara Minetto - Assistente Social, Mestre em Educação, Especialista em Psicologia Saúde e Trabalho, foi Professora de Serviço Social da URI – Campus de Frederico Westphalen, presta Consultoria e Assessoria em políticas públicas especialmente da Assistência Social, criança e adolescente e violência. Atua a mais de vinte anos com conselhos de Direito da Criança e do Adolescente e Conselhos Tutelares.

Obs.: Ao realizar a inscrição neste curso, automaticamente você irá estar inscrito. Assim que for confirmado a inscrição mediante a comprovante de pagamento ou cópia do empenho, encaminharemos um link de acesso, esse link terá permissão somente para um computador ou notebook.
Encaminhar comprovante para: escola@famurs.com.br