Apresentação do Curso

29 SET
a
9 OUT

CURSO EAD: FORMAÇÃO DE PROFESSORES MUNICIPAIS NO CONTEXTO DA COVID-19. PARCERIA COM UFRGS/FACED - 2ª TURMA


EAD - Ensino a Distância, no local escolhido pelo participante. Das 14h às 17h
EM PARCERIA COM UFRGS/FACED

Data: 29 de setembro à 09 de outubro de 2020. 
Carga Horária: 40h/a (quatorze dias úteis).
Diploma: UFRGS

 
Investimento: Pode ser pago com recursos do FUNDEB
Até 10 participantes R$ 799,00 por aluno
De 11 a 20 participantes R$ 599,00 por aluno
De 21 a 50 participantes R$ 399,00 por aluno
Acima de 51 participantes R$ 299,00 por aluno Método: O curso tem a carga horária de 40h. Ocorre
na modalidade a distância no ambiente virtual Moodle Colaboração da UFRGS. O
encontro inicial no dia 29 de setembro às 14h será transmitido no youtube
e, as demais atividades serão no ambiente Moodle. Como o curso é online, os
participantes poderão realizar as leituras e as atividades nos horários
desejados, tendo os professores e monitora a disposição com plantões e
tira-dúvidas. A avaliação do curso ocorre através de três questionários, um de
cada módulo, e da participação em um Fórum de Práticas Pedagógicas. 

Objetivo:
Esta capacitação visa fornecer subsídios para atuação de gestores e professores
frente a pandemia do covid 19, oportunizando a reflexão, a partir de
conhecimentos científicos, sobre estratégias para gestão pública e a prática
profissional dos professores durante e pós pandemia. O momento requer que os
profissionais atuem de forma diferenciada identificando pontos sensíveis e
potencialidades para as aprendizagens de gestores, professores e alunos,
envolvendo a comunidade.

Público alvo:
Gestores e Professores da rede pública municipal 

Estrutura do Curso
O curso está estruturado em três módulos que são interdependentes em seus
conteúdos e que visam uma compreensão ampla das implicações que a pandemia
acarretou as instituições de educação, analisando os desafios e os modos de
enfrentamento. 

Módulo 1 – Aprendizagens:
lacunas e potencialidades Profa. Silvana Corbellini Neste módulo iremos
discutir como o fechamento das escolas impactou as suas diversas funções e,
principalmente as aprendizagens. Refletir sobre a importância da escola na
sociedade, as funções que executa, os papéis dos integrantes e a continuidade das
ações, sejam a distância, sejam presenciais. 

Módulo 2 - Garantias do
direito à educação frente à pandemia Profa. Maria Goreti Machado O módulo vai
apresentar e discutir educação básica como direito de todos e o dever do Estado
para com a oferta escolar pública, democrática e de qualidade em meio a
pandemia. Abordará a legislação vigente inclusive nas situações de
excepcionalidade, bem como, os estudos e propostas acerca da
retomada/continuidade do período letivo nas redes públicas de ensino. 

Módulo 3 – Trabalho
docente em tempos de pandemia: desafios e modos de enfrentamento Prof. Luis
Henrique Sommer Neste módulo nos centraremos na dimensão pedagógica do trabalho
escolar, discutindo as implicações da pandemia sobre a cotidiano escolar e
pensaremos estratégias de enfrentamento desses desafios durante a pandemia e,
não menos importante, na retomada das atividades presenciais nas escolas,
alicerçados no trabalho coletivo dos professores. 

 

Ministrantes:

Profa. Dra. Silvana Corbellini 

CV: http://lattes.cnpq.br/1749468414345121

Professora adjunta na Faculdade de Educação da UFRGS,
área da Psicologia da Educação. Vice-coordenadora do curso de especialização em
Psicopedagogia e Tecnologias na modalidade a distância (UFRGS). Coordenadora do
curso de especialização em Orientação Educacional na modalidade a distância
(UFRGS). Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande
do Sul (UFRGS), Mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade
Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) e Graduação em Psicologia pela
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Pesquisadora dos temas
ligados a Psicologia da Educação, Cooperação, Uso de Tecnologias na Educação,
Formação de Professores, Educação a Distância. 

Profa. Maria Goreti Machado

 CV: http://lattes.cnpq.br/4838729219969627

 Professora
adjunta na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Possui Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande
do Sul (2007/2012). Especialização em Gestão da Educação pela UniRitter.
Graduação em Física (licenciatura) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio
Grande do Sul (1988). Foi secretária municipal de educação de Viamão,
professora das redes municipais de ensino de Viamão e Porto Alegre e da rede
Estadual do RS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em políticas
públicas para educação, atuando principalmente nos seguintes temas:
Financiamento da educação, Controle e accountability. Gestão de programas e
projetos educacionais em redes públicas de ensino. Gestão democrática. 

Prof. Luis Henrique Sommer 

CV: http://lattes.cnpq.br/0019776177554544

É professor da área de Sociologia da Educação na
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordenou o curso de Pedagogia da
mesma Universidade, de março de 2015 a junho de 2016. Possui graduação em
Pedagogia pela Federação de Estabelecimentos de Ensino Superior em Novo
Hamburgo, atual Universidade Feevale (1997) e doutorado em Educação pela
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). De março de 2003 a março de
2009 atuou na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), onde coordenou o
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU-ULBRA). De abril de 2009 até
janeiro de 2014 foi professor do curso de Pedagogia e outras licenciaturas,
além de professor-pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação da
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Foi representante titular do
GT Educação Fundamental no Comîtê Científico da ANPED, em 2014 e 2016, e
suplente entre 2012 e 2013. Atualmente exerce a coordenação do mesmo GT. Foi
coordenador do GT Educação Fundamental da ANPEDSul ( 2012). Foi Coordenador de
área da Pedagogia (março de 2010 a dezembro de 2012) e coordenador
institucional (2013) do PIBID CAPES na UNISINOS. Atua nos cursos de
licenciatura e tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia da
Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores,
Educação Fundamental, estudos foucaultianos e discurso pedagógico.

Obs.: Ao realizar a inscrição neste curso, automaticamente você irá
estar inscrito. 

Encaminhar comprovante de pagamento ou cópia de empenho para
escola@famurs.com.br

Um dia antes do curso encaminharemos material e link de acesso para o
curso, esse link terá permissão somente para um computador ou notebook.