Apresentação do Curso

18 MAR
a
25 MAR

CURSO EAD: FORMAÇÃO DE PROFESSORES MUNICIPAIS NO CONTEXTO DA COVID-19. PARCERIA COM UFRGS/FACED - 4ª TURMA


Plataforma: Moodle Colaboração/ UFRGS a combinar 40 horas
FORMAÇÃO DE PROFESSORES (UFRGS)
Os legados da pandemia: saberes e fazeres da educação

Diploma: UFRGS

Investimento: Pode ser pago com recursos do FUNDEB
Até 10 participantes R$ 799,00 por aluno
De 11 a 20 participantes R$ 599,00 por aluno
De 21 a 50 participantes R$ 399,00 por aluno
Acima de 51 participantes R$ 299,00 por aluno


O curso tem a carga horária de 40h, no período de 18/03/2021 à 25/03/2021.
Ocorre na modalidade a distância no ambiente virtual Moodle Colaboração da UFRGS. O encontro inicial no dia 18 de março às 14h será transmitido no youtube e, as demais atividades serão no ambiente Moodle. Como o curso é online, os participantes poderão realizar as leituras e as atividades nos horários desejados, tendo os professores e monitora a disposição com plantões e tira-dúvidas. A avaliação do curso ocorre através de três questionários, um de cada módulo, e da participação em um Fórum de Práticas Pedagógicas.
Os dias de exposição de conteúdos e orientação dos trabalhos, com previsão de conclusão em até 15 dias no máximo.

Professores: Dra. Silvana Corbellini (FACED/UFRGS) 
	     Dra. Alexandra Lorandi (FACED/UFRGS)  
             Dra. Helena Corso (FACED/UFRGS) 
Monitora:    Acadêmica Carolina Avena Garcia Oliveira (UFRGS)

O momento requer que os professores atuem de forma diferenciada e sejam altamente eficientes, identificando pontos sensíveis e potencialidades para as aprendizagens de educadores e de alunos em paralelo com o envolvimento da comunidade. Diante disso, essa capacitação tem como objetivos: (a) fornecer subsídios teórico e práticos para atuação de professores frente à pandemia do Covid-19: (b) construir estratégias didáticas para o período de isolamento social e no retorno à educação presencial ou híbrida; (c) oportunizar a investigação das potencialidades e defasagens de aprendizagens e; (d) compartilhar práticas pedagógicas que envolvam o uso das tecnologias digitais durante e pós pandemia. 
Público alvo: Professores das redes municipais do Rio Grande do Sul
O curso é composto por três módulos interdependentes em seus conteúdos e que visam uma compreensão das implicações que a pandemia acarretou às instituições de educação, sobre as possibilidades de retorno, avaliações das potencialidades e defasagens de aprendizagens e a educação com o uso de tecnologias digitais.
Estrutura do Curso

Módulo 1 – Legados da pandemia: impactos na educação
Profa. Dra. Silvana Corbellini
Este módulo discute sobre como o fechamento das escolas impactou as suas diversas funções e, principalmente, as relações sociais. Além disso, favorece a reflexão sobre a importância da escola na sociedade, as funções que executa, os papéis dos integrantes, os legados da pandemia e a continuidade das ações, sejam a distância ou presenciais, alicerçadas no trabalho cooperativo e coletivo dos integrantes.

Módulo 2 - Aprendizagens: potencialidades e defasagens
Profa. Dra. Helena Corso
Este módulo oportuniza instrumentalizar professores(as) para investigação de potencialidades e defasagens de aprendizagens que ocorreram no período da pandemia; bem como, contribuir com reflexões de estratégias para o retorno presencial ou híbrido.

Módulo 3 –Tecnologias digitais na Educação durante e pós-pandemia
Profa. Dra. Alexandra Lorandi 
Este módulo apresenta possibilidades do uso das tecnologias digitais na educação em tempos de pandemia, bem como no retorno ao presencial ou na modalidade híbrida, desenvolvendo práticas pedagógicas que contribuam para as aprendizagens.


Currículo resumido:
Profa. Dra. Silvana Corbellini
CV: http://lattes.cnpq.br/1749468414345121
Professora adjunta na Faculdade de Educação da UFRGS, área da Psicologia da Educação. Vice-coordenadora do curso de especialização em Psicopedagogia e Tecnologias na modalidade a distância (UFRGS). Coordenadora do curso de especialização em Orientação Educacional na modalidade a distância (UFRGS). Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS),  Mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) e Graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Pesquisadora dos temas ligados a Psicologia da Educação, Cooperação, Uso de Tecnologias na Educação, Formação de Professores, Educação a Distância.

Profa. Helena Vellinho Corso. 
CV: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4131549Z6 
Psicopedagoga, Mestra em Psicologia da Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com estágio de doutoramento na Temple University (Philadelphia - USA). Professora Adjunta do Departamento de Estudos Especializados, Área de Psicopedagogia, da  Faculdade de Educação da UFRGS. Membro do Grupo de Trabalho Desenvolvimento Sociocognitivo e Linguagem da ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia). Pesquisadora colaboradora do Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva (NEUROCOG-PPG Psicologia- UFRGS) desde 2012.

Profa. Dra. Alexandra Lorandi
CV: http://lattes.cnpq.br/4948383420305269   
Doutora em Informática na Educação (PGIE/UFRGS). Mestre em Educação (PPGEDU/UFRGS). Pedagoga - Licenciatura Plena (UCS). Realizou estágio Pós-Doutoral em Informática na Educação/UFRGS. Apresenta experiência docente nos níveis de pós-graduação e graduação nas áreas de Educação e Tecnologias Digitais aplicadas à Educação, além de experiência em orientação de trabalho de conclusão de curso de pós-graduação. Dedica-se a estudos sobre tecnologia digital, objetos de aprendizagem, desenvolvimento de material educacional para Web, estratégias educacionais baseadas na tecnologia de mineração de texto, práticas pedagógicas em EaD, educação a distância e formação de professores. É professora da Faculdade de Educação/UFRGS, Pesquisadora do Núcleo de Tecnologia Digital aplicada à Educação (NUTED/UFRGS) e colaboradora da Secretaria de Educação a Distância/UFRGS.