Apresentação do Curso

6 ABR
a
7 ABR

ECOTURISMO MÓDULO II


Sede da FAMURS Das 9h às 12h e das 13h às 16h 12 horas
Investimento: para prefeituras (por alunos) R$ 399,00, para outros (por alunos) R$ 599,00

Local: Sede da FAMURS - Rua Marcílio Dias, 574 - Porto Alegre/RS, com todas as precauções necessárias em relação ao COVID-19, com distanciamento conforme decreto municipal e ambiente higienizado.
Turma reduzida, com no máximo 20 participantes. 

PÚBLICO-ALVO
Gestores de Turismo e Meio Ambiente, Gestores Ambientais dos Municípios, Secretários e Assessores Municipais de Turismo, Gestores de Políticas Públicas, Estudantes de Turismo e Meio Ambiente, empreendedores e atores locais do turismo.

APRESENTAÇÃO
Experiências exitosas e o crescimento mundial deste segmento na ultima década, demonstram a grande demanda por espaços que oportunizem o contato com o ambiente natural. A existência de espaços naturais e áreas de conservação em propriedades públicas e privadas em todo o território nacional, apresentam um grande potencial, para a ampliação da oferta de espaços e atividades de Ecoturismo.

O novo cenário posto pela Pandemia de COVID 19 no ano de 2020 evidenciou um público maior ainda, buscando espaços de contato seguro com a natureza, de forma a garantir qualidade de vida, bem estar e saúde para sí e suas famílias. 

Assim, este curso se propõe a apresentar aos participantes, este segmento turístico e suas potencialidades como ferramenta de desenvolvimento local sustentável, de forma a facilitar a identificação de potencialidades, qualificação e fomento ao surgimento de novos empreendimentos e destinos no RS. 

OBJETIVO GERAL DO CURSO

Contribuir para a compreensão articulada sobre fundamentos teóricos/ conceituais do Ecoturismo e sua relação com o desenvolvimento sustentável, promovendo conhecimento básico para a implantação de novos serviços, empreendimentos e destinos.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

-	Promover o conhecimento básico sobre o segmento de Ecoturismo;
-	Apresentar conexões com outros segmentos e equipamentos turísticos;
-	Habilitar para a implantação de infraestruturas básicas e atividades;
Conteúdo Programático:

1º dia
- Ecoturismo X Turismo Esportivo X Turismo de Aventura X Cicloturismo: diferenciação e aspectos legais;
- Ecoturismo e interação com Turismo Rural; 
- Ecoturismo de Base Comunitária;
- Quem conduz o ecoturista: Guia de Turismo; Condutor Ambiental; Condutor de Turismo de Aventura;
- Equipamentos de apoio: meios de hospedagem e Ecoturismo;
- Equipamento de apoio: espaços de alimentação e Ecoturismo;
- Gastronomia e Ecoturismo;

2º dia

-Trilhas e Caminhadas;
-Trilhas e Ecoturismo: tipologia, desenho, grau de dificuldade, infraestrutura básica, sinalização (WWF e ICMBIO); 
- Educação e interpretação ambiental;
- Atividades ao ar livre;
- Protocolos sanitários em ambientes naturais; 

MINISTRANTE: ALINE MORAES CUNHA

Bacharel em Turismo (PUCRS), iniciou no Turismo Rural atuando no desenvolvimento de um roteiro turístico, que mais tarde se transformaria nos Caminhos Rurais de Porto Alegre. A atuação junto ao rural, a levou a cursar a Especialização em Agricultura Orgânica (UCS), em Educação Ambiental (FURG), e ao Mestrado em Desenvolvimento Rural (PGDR/UFRG). Formações que vieram para qualificar a sua compreensão e a sua atuação no setor. Atua como instrutora do Programa do Turismo Rural do SENAR RS, desde 2005, já tendo ministrado cursos em todo e estado e desenvolvido, vários empreendimentos de lazer e entretenimento, de Ecoturismo, Turismo Rural Pedagógico, de Turismo Gastronômico, ponto de venda de Produção Associada ao Turismo (artesanato e agroalimentares), de meios de hospedagem, e de espaços para eventos. Tendo formação de Condutora de Caminhadas (UFSC/MTUR), Condutora Ambiental (IFNMG), Condutora Cultural (IFNMG) e de Guia de Turismo (IFRS), atuou como professora na formação de Condutores Ambientais ofertada pelo Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), na cidade de Porto Alegre e Viamão, no Parque Estadual de Itapuã, bem como, na formação de Guias de Turismo (IFRS- Campus Restinga). Também atuou junto ao SENAC/RS na formação de Camareiras e Arrumadores, e na formação de Gestores Públicos para o Turismo, elaboração de Projetos e SICONV. Atualmente segue como instrutora do SENAR/RS, é sócia -diretora da PLANTUR - Consultoria, Planejamento e Educação para o Turismo, e integra do Câmara Temática de Turismo Rural do Estado do Rio Grande do Sul, encarregado pelo Diagnóstico e Cadastro de empreendimentos Rotas e Roteiro de TR do estado.